Case da FICR é destaque no Google Inovar

A Faculdade Católica Imaculada Conceição do Recife (FICR) marcou presença no Google Inovar para o Brasil, workshop que reuniu representantes de instituições de ensino todo o país, para discutir o uso da tecnologia na Educação e apresentar as mais recentes ferramentas desenvolvidas. O evento aconteceu no dia 14/8, em São Paulo.

Prof. Ernandes Rodrigues, diretor acadêmico da FICR, apresentou o case sobre a implementação da educação híbrida em seis cursos superiores na instituição.

Durante o evento, as instituições apresentaram cases de sucesso com foco na transformação social por meio das tecnologias digitais, destacando a importância da mudança de visão das instituições de ensino e da cultura, saindo do modelo tradicional de ensino e partindo para uma educação disruptiva.

A União Brasileira de Educação Católica – UBEC, esteve representada pelo diretor acadêmico da FICR, Prof. Ernandes Rodrigues, que apresentou o case sobre a implementação da educação híbrida em seis cursos superiores na instituição.

Para ele, a participação no evento foi extraordinária, pois, além de conhecer cases de outras instituições, pode perceber que a FICR já adota muitos dos recursos apresentados como possíveis de utilização no processo de ensino-aprendizagem.

“Esses recursos inovadores conduzem os estudantes a uma formação significativa, desenvolvendo habilidade e competências que extrapolam os limites da sua formação e promovem o seu protagonismo profissional e pessoal”, ressalta o diretor.

Prof. Ernandes apresentou o processo de implementação da educação híbrida na FICR e ressaltando a etapa de formação dos docentes para uso de metodologias ativas e a integração das tecnologias digitais em sala de aula, em especial, a utilização do Google Suíte for Education. Ele também destacou a fase de desenvolvimento dos projetos pedagógicos dos cursos pautados no currículo por competências e na web currículo.

O evento debateu temas como cidadania e segurança digital, desenvolvimento de competências e habilidades para o futuro e contou com a participação da gerente de produto Global do Google, Melanie Lazare, que palestrou sobre os princípios da inovação.

O Coordenador de Educação Superior da Gerência Acadêmico-Pedagógica da UBEC, Mauricio Becker, relata que a participação num evento promovido por uma das maiores empresas do mundo, reforça todo o empenho da GAP e da Diretoria Acadêmica da FICR. “Esse convite demonstra que estamos comprometidos com a excelência acadêmica e a transformação digital em nossos projetos acadêmicos”, afirma.

Comunicação UBEC- Nívia Cerqueira