FICR sedia evento de programadores de JavaScript

A FICR se transformou no verdadeiro ponto de encontro dos programadores de Java Script, durante o JSDay Recife 2017, no último dia 16 de dezembro. O evento teve como missão compartilhar temas atuais e inovadores sobre o Java Script, poderosa linguagem de programação responsável por praticamente qualquer tipo de dinamismo nos sites da web. Ao todo, foram realizadas 16 palestras, divididos entre os auditórios Apipucos e Champagnat, e mais dois workshops, no Laboratório de Informática.

Na abertura do encontro, o designer e engenheiro do CESAR, Felipe de Albuquerque, um dos organizadores do evento, agradeceu a presença dos mais de 200 participantes. “Se vocês não estivessem aqui, um evento desse não poderia acontecer. Isso só reforça a certeza de que a comunidade de Java Script no Recife tem bastante força”, destacou. “Fico muito satisfeito em ver o resultado do evento e o poder que o Java Script tem”, complementou o coordenador dos cursos de tecnologia da FICR, professor André Melo.

Felipe de Albuquerque e André Melo

A programação do JSDay Recife começou com a palestra What Is Webassembly?, apresentada pelo front-end Developer da JusBrasil, Paulo Duarte, no Auditório Apipucos. De acordo com ele, o webassembly é um novo tipo de código que pode ser executado em browsers modernos e veio para dar mais recursos à web, melhorando as performances de jogos, vídeo players, criptografia na web, entre outros.

Enquanto isso, no Auditório Champagnat, o javascript engineer da WML Brasil, Caio Alcântara, ministrou a palestra How to React?. O react é uma biblioteca de interface implementada pelo Facebook, que veio com o intuito de gerir informações de forma prática em interfaces complexas. “A premissa do react é fornecer a infraestrutura para que o profissional escreva em suas aplicações de front-end em interfaces simples e bem resolvidas”, informou Alcântara.

Palestra de Caio Alcântara

A programação da tarde do evento trouxe a palestra Metodologias Ativas Aplicadas na Formação FullStack, com o vice-diretor acadêmico da FICR, Ernandes Rodrigues. Ele apresentou e discutiu o uso de metodologias ativas para a formação do profissional full stack, que possibilita abrir um novo horizonte para os profissionais da área de tecnologia, fazendo duas graduações em três anos.

A partir de 2018, os estudantes poderão cursar Sistemas para Internet na FICR em dois anos e com mais um ano, concluir também o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. “As metodologias inovadoras possibilitam uma aprendizagem significativa, por trazer a prática somada à teoria para a sala de aula, além de se utilizar das demandas do mercado”, explicou Rodrigues.

Ernandes Rodrigues e André Melo

Praticidade do Desenvolvimento Mobile com Ionic, React Native, Manipulando CSS em Produção JS, Offline First em Aplicações Web, Polymerredux – State Management Made Simple, e Aplicações Client-Sidfe Híbridas com React.JS e React Native foram os temas de outras palestras também apresentadas durante o JSDay Recife 2017.

Workshops – No horário da manhã, o analista de TI da UFRB, Romualdo Costa, foi responsável pelo workshop Iniciando com JavaScript, voltado para quem já viu a primeira disciplina de programação na faculdade ou em curso técnico. À tarde, o software engineer da Weber Labs, Jonata Weber, ministrou TemDendê – JS a Moda Baiana. O workshop mostrou o TDD (Test Driven Development), técnica de desenvolvimento de software que se baseia em um ciclo de repetições. “A ideia do TDD é diminuir o tempo de feedback enquanto o sistema é desenvolvido, pois é comum aparecer muitos bugs (falhas) quando é entregue para o cliente”, afirmou.

Workshop Iniciando com Javascript

 

Texto: Bruno Holanda
Revisão: Gabriela Ribeiro
Fotos: Bruno Holanda e Rebecca Lima
Comunicação e Marketing FICR

Últimas notícias

Período de aditamento do Fies vai até 30 de outubro

Os estudantes da FICR beneficiados pelo Financiamento do Ensino Superior (Fies) devem ficar atentos ao prazo para aditamento (renovação) dos contratos, do segundo semestre letivo de 2018, que vai até o dia 30 de outubro. A renovação do contrato do financiamento é feita durante o semestre com data definida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da […]

Notícia Completa

Alunos do ProUni devem assinar termo de atualização até o dia 19 de outubro

Os alunos da FICR beneficiados pelo Prouni devem comparecer ao setor do Programa de Concessão de Benefício até o dia 19 de outubro, para assinar o termo de atualização da Bolsa Prouni, referente ao segundo semestre de 2018. O termo de atualização de Bolsa Prouni só tem validade para os fins de utilização do benefício […]

Notícia Completa

Fique Conectado!

(81) 4009-7777 | Avenida Caxangá, 3841 - Iputinga - Recife / PE - CEP: 50670-902