FICR vai oferecer em 2018 os benefícios do Google for Education

O Grupo Educacional UBEC dá mais um passo em busca do aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem de seus alunos. Com foco na modernização através de novos recursos tecnológicos, o grupo fechou uma parceria com o Google e vai implantar em todas as suas unidades de missão o G Suite for Education. Os estudantes farão uso das novas ferramentas em sala de aula, gradativamente, a partir do primeiro semestre de 2018. “Nossos alunos terão acesso a novos recursos e ferramentas que agregarão valor às aulas, fazendo com que estejam mais conectados com a nova realidade tecnológica”, destaca o vice-diretor acadêmico da FICR, Ernandes Rodrigues.

Com acesso ao pacote educacional do Google, que inclui o Drive, Gmail, Calendário, Classroom, Formulários, entre outros, as IES terão seus ambientes de ensino e aprendiagem renovados por meio de softwares colaborativos e da versatilidade dos Chromebooks. Além disso, equipamentos como notebooks, tablets e smartphones, muito utilizados pelos alunos, também serão utilizados como instrumentos de aprendizado.

Um dos recursos mais interessantes do pacote Google for Education é o software Sala de Aula, que alia professores e alunos com o objetivo de facilitar a comunicação da turma, e estabelecer uma forma simplificada de compartilhar arquivos úteis para o ensino. Também há programas como o Documentos, Planilhas e Slides, que possibilita os alunos fazerem seus trabalhos de maneira colaborativa e participativa, alterando e editando arquivos em tempo real, para, em seguida, salvar tudo no Drive com espaço ilimitado.

A plataforma digital também possibilita realizar aulas à distância por meio do Hangouts (aplicativo que permite bate-papo por texto, áudio ou vídeo, e compartilhamento de imagens) e arquivar e-mails e conversas salvas no Vault (ferramenta de gerenciamento de e-mails). O principal benefício do Google for Education é a possibilidade de trabalho colaborativo e mobilidade, isso porque as atividades podem ser acessadas a qualquer momento, em qualquer lugar, a partir de um dispositivo conectado à internet. Todo o material didático (documentos, trabalhos, e-mails, tarefas e agendas) fica salvo automaticamente na nuvem.