Fies

A Faculdade Imaculada Conceição do Recife (FICR) oferece vagas através do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), programa de financiamento de estudos de maior sucesso no Brasil, criado pelo governo federal.

A iniciativa é destinada a todos aqueles que desejam realizar um curso superior em uma instituição de ensino da rede particular, mas não tem condições financeiras de pagar as mensalidades. Através dessa modalidade de crédito, a  mensalidade do estudante poderá ser financiada em até 100%.

 

 

Comece agora a construir o seu futuro!
Você no mercado de trabalho.

Edital

Edital do FIES 2017.2 (clique aqui)

Documentação

Processo Seletivo

Dúvidas Frequentes

O que é o Fies?

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em cursos superiores não gratuitos na forma da Lei 10.260/2001. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.

Quem pode solicitar o Fies?

Podem solicitar o financiamento os estudantes pré–selecionados no processo seletivo do Fies em cursos presenciais de graduação não gratuitos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), oferecidos por instituições de ensino superior participantes do Programa, e que atendam as demais exigências estabelecidas nas normas do Fies para essa finalidade.

Quem não pode solicitar o Fies?

É vedada a inscrição no FIES a estudante:

– que não tenha sido pré–selecionado no processo conduzido pelo MEC;

– cuja matrícula acadêmica esteja em situação de trancamento geral de disciplinas no momento da inscrição;

– que já tenha sido beneficiado com financiamento do Fies, exceto o estudante financiado pelo programa que mediante requerimento ao Agente Operador do Fundo comprovar o não usufruto do financiamento e o encerramento antecipado do contrato;

– inadimplente com o Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC);

– beneficiário de bolsa integral do Prouni;

– beneficiário de bolsa parcial do Prouni em curso ou IES distintos da inscrição no FIES;

– que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)– a partir da edição de 2010 e obtido média aritmética das notas nas provas inferior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e/ou nota na redação igual a 0 (zero);

– cuja renda familiar mensal bruta per capita seja superior a 3,0 (três) salários mínimos.

 É exigido o ENEM para o Fies?

Sim. A seleção dos estudantes aptos para a contratação do Fies, a partir do primeiro semestre de 2016, será efetuada exclusivamente com base nos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), observadas as demais normas estabelecidas pelo Ministério da Educação, sendo exigida:

– Média aritmética das notas obtidas nas provas do ENEM igual ou superior a 450 pontos;

– Nota na redação do Enem diferente de zero.

O Fies financia todos os cursos? Existe algum limite financeiro para os cursos?

Poderão ser financiados os cursos de graduação com conceito maior ou igual a 3 (três) no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), ofertados pelas instituições de ensino superior participantes do Fies.

Os cursos que ainda não possuam avaliação no SINAES e que estejam autorizados para funcionamento, segundo cadastro do MEC, também poderão participar do Programa.

Qual é a taxa de juros do Fies?

A taxa efetiva de juros do Fies é de 6,5% ao ano para todos os cursos.

Como se inscrever no Fies?

Os estudantes interessados em participar do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), deverá preencher a ficha de inscrição através do Sistema de Seleção do Fies http://fiesselecao.mec.gov.br, durante o período divulgado.

Confira o passo a passo para solicitar o financiamento:

1° Passo: Inscrição no Sistema de Seleção do Fies (Fies Seleção)

O primeiro passo para efetuar a inscrição consiste em acessar o Sistema de Seleção do Fies (Fies Seleção) e informar os dados solicitados. No primeiro acesso, o estudante informará seu número de Cadastro de Pessoa Física (CPF), sua data de nascimento, um endereço de e-mail válido e cadastrará uma senha que será utilizada sempre que o estudante acessar o Sistema. Após informar os dados solicitados, o estudante receberá uma mensagem no endereço de e-mail informado para validação do seu cadastro. A partir daí, o estudante acessará o Fies Seleção e fará sua inscrição informando seus dados pessoais, do seu curso e instituição.

2° Passo: Inscrição no SisFies

O estudante pré–selecionado deverá acessar o SisFies e efetivar sua inscrição, em até 5 (cinco) dias corridos a contar da divulgação de sua pré-seleção, informando os dados de financiamento a ser contratado.

3º Passo: Validação das informações

Após concluir sua inscrição no SisFies, o estudante deverá validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), em sua instituição de ensino, em até 10 (dez) dias contados a partir do dia imediatamente posterior ao da conclusão da sua inscrição. A CPSA é o órgão responsável, na instituição de ensino, pela validação das informações prestadas pelo candidato no ato da inscrição.

4º Passo: Contratação do financiamento

Após a validação das informações, o estudante, e se for o caso, seu(s) fiador(es) deverão comparecer a um agente financeiro do Fies em até 10 (dez) dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA, para formalizar a contratação do financiamento.

No ato da inscrição no SisFies, o estudante escolherá a instituição bancária, assim como a agência de sua preferência, sendo o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, os atuais Agentes Financeiros do Programa.

Atenção! Os prazos para validação da documentação junto à CPSA e para comparecimento à instituição bancária começam a contar a partir da conclusão da inscrição no SisFies e da validação da inscrição na CPSA, respectivamente, e não serão interrompidos nos finais de semana ou feriados.

CPSA

Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA)

A Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) é responsável pela validação das informações prestadas pelo estudante no ato da inscrição ao Fies, bem como dar início ao processo de aditamento de renovação dos contratos de financiamento.

A CPSA da FICR é composta pelos seguintes membros:

Rafaella Araújo de Miranda Henriques Nóbrega – Instituição (Presidente)

Monaliza Maria Cardoso da Silva – Instituição (Vice-Presidente)

Fátima Ivelone Barbosa de Oliveira – Estudante

Beatriz Silva de Andrade – Estudante

Flávio Ricardo Dias de Souza – Docente

Contato

Segunda a Quinta-feira – 8h às 18h
Sexta-feira – 8h às 17h

Telefone: (81) 4009-7777
E-mail: fcr-fies@ubec.edu.br

Contato


Para mais informações, procure a Central de Atendimento da FICR ou ligue para 4009.7777

 


Fique Conectado!

Rua Jorge Tasso Neto, 318, Apipucos, Recife-PE (Acesso pela rua da Fundação Gilberto Freyre)

Outro acesso à FICR: Rua Itatiaia, 318 (em frente ao 11º Batalhão da Polícia Militar – 11º BPM)