Quem Somos

A Faculdade Imaculada Conceição do Recife (FICR) possui conceito 4 no Ministério da Educação (MEC), o que significa muito bom. A instituição oferece os cursos de graduação em Direito, Administração, Sistemas para Internet e Gestão de RH.

A FICR possui um corpo docente composto, em sua maioria, por mestres e doutores. A instituição tem se destacado entre as faculdades particulares de Pernambuco por conquistar bons números nas avaliações do Ministério da Educação, como o IGC (Índice Geral de Cursos) e o ENADE (Exame Nacional de Desempenho Estudantil).

Infraestrutura

A FICR conta com uma infraestrutura de qualidade, que favorece o processo de ensino-aprendizagem. A instituição conta com mais de 30 salas de aula climatizadas com tratamento acústico, três auditórios climatizados, laboratórios de informática atualizados, biblioteca com mais de 22 mil títulos, Serviço de Apoio Psicológico, cantina, elevador, rampas de acessibilidade, amplo estacionamento, salão de eventos climatizado com capacidade para 300 pessoas, uma capela para celebrações religiosas e uma gruta que abriga eventos comemorativos e corporativos. A faculdade abriga ainda o Historial Marista, um museu que apresenta parte da história dos Pequenos Irmãos de Maria.

Nossa história

Instalada em 30 de dezembro de 2002, no Colégio Marista São Luís, a instituição (Faculdade Marista), iniciou as suas atividades, em 2003, oferecendo os cursos de Administração e Publicidade e Propaganda. Em 2004, a faculdade ampliou a quantidade de cursos ofertados e deu início às graduações em Direito, Sistemas para Internet e Gestão de RH.

Com o crescimento do número de alunos, surgiu a necessidade de mudança para um local mais amplo. Em 20 de janeiro de 2006, a Faculdade Marista passou a ocupar o imponente número 318, da Rua Jorge Tasso Neto, no bairro de Apipucos, Zona Norte do Recife. Uma área de 140 mil m², onde estava instalada a antiga Casa Provincial dos Irmãos Maristas virou a sede da instituição de ensino.

Em 2015, a Faculdade Marista passou a ser mantida pelo grupo educacional UBEC (União Brasiliense de Educação e Cultura), sediado em Brasília-DF. E a partir de 2017, a instituição de ensino superior ganhou um novo nome: Faculdade Imaculada Conceição do Recife (FICR).

O nome Faculdade Imaculada Conceição faz menção à Santa padroeira do Recife. Já que, em 1897, os Irmãos Maristas chegaram ao Recife e vendo a beleza do casarão em Apipucos, em que hoje funciona a faculdade, depositaram uma medalha milagrosa de Nossa Senhora da Conceição. O ensino de qualidade e o comprometimento da instituição de ensino com a formação completa do ser humano estão ainda mais fortes.

Missão

Potencializar a formação integral do cidadão, por meio da geração e transferência de conhecimento e da educação evangelizadora, na perspectiva do desenvolvimento sustentável e na dimensão humanizadora.

Visão

Tornar-se Centro Universitário de referência na Região, reconhecido pela excelência dos processos de ensino e aprendizagem e da transferência de conhecimento caracterizada pela pastoralidade, inovação, empreendedorismo e sustentabilidade.

Direção

Weldon Bispo  Diretor Geral – Weldon Bispo Silva

Vice-diretor Acadêmico – Ernandes Rodrigues do Nascimento

Rafella Nóbrega Vice-diretora Administrativa – Rafaella Araujo de Miranda Henriques Nóbrega