Metodologia ativa é tema de artigo

O uso das metodologias ativas no processo de aprendizagem foi tema de um artigo publicado na Revista Educação Por Escrito, da PUC do Rio Grande do Sul. O texto de autoria do diretor acadêmico Ernandes Nascimento e do secretario acadêmico Fábio Anjos, e teve como coautores a profa Karla Karina de Oliveira Menezes e o prof. Gregório Batista Lima de Oliveira, busca conhecer a percepção dos estudantes de graduação da rede particular de ensino sobre o uso de narrativas digitais para uma aprendizagem significativa.

Conteúdo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa realizada por meio de entrevistas individuais, grupo focal, diário de campo e observação durante um curso de extensão universitária. Os resultados apresentaram a percepção dos estudantes em relação ao uso das narrativas digitais, ou seja, o uso das tecnologias digitais para contar histórias, como metodologias ativas.

Esse novo modelo tem ocupado cada vez mais espaço no ensino superior, envolvendo o aluno de forma mais participativa no processo de aprendizagem. A FICR aplica a metodologia ativa trazendo uma educação contemporânea, que desmitifica o uso das novas tecnologias em sala de aula.

“Os estudantes, em sua maioria, trabalham em parte do dia, cuidam da família em outro momento e estudam em determinado turno. Para eles, deve-se maximizar a aprendizagem no menor tempo possível, mesclando atividades presenciais e virtuais, mas evitando deixar excesso de atribuições acadêmicas fora do ambiente escolar”, explica Ernandes.

Link da revista: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/index

Link do artigo: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/31354

Últimas notícias

Já saiu o resultado da 2ª chamada do Prouni 2019.1

A lista dos candidatos pré-selecionados da 2ª chamada, do Programa Universidade para Todos (Prouni), primeiro semestre letivo de 2019, já pode ser conferido (CLIQUE AQUI). Os candidatos que se inscreveram para estudar na Faculdade Imaculada Conceição do Recife (FICR) devem comparecer à instituição até o dia 27 de fevereiro, para a entrega da documentação necessária, […]

Notícia Completa

Saiu o resultado da 1ª chamada do Prouni 2019.1

O resultado da 1ª chamada do Prouni 2019.1 já está disponível (CLIQUE AQUI). Os candidatos aprovados deverão comparecer ao setor de Programa de Concessão de Benefício da Faculdade Imaculada Conceição do Recife (FICR),  para assinar o Termo da Concessão da Bolsa, além de ficar atentos aos prazos e horários para que a matrícula possa ser efetivada.

Notícia Completa

Fique Conectado!

(81) 4009-7777 | Avenida Caxangá, 3841 - Iputinga - Recife / PE - CEP: 50670-902