Metodologia ativa é tema de artigo

O uso das metodologias ativas no processo de aprendizagem foi tema de um artigo publicado na Revista Educação Por Escrito, da PUC do Rio Grande do Sul. O texto de autoria do diretor acadêmico Ernandes Nascimento e do secretario acadêmico Fábio Anjos, e teve como coautores a profa Karla Karina de Oliveira Menezes e o prof. Gregório Batista Lima de Oliveira, busca conhecer a percepção dos estudantes de graduação da rede particular de ensino sobre o uso de narrativas digitais para uma aprendizagem significativa.

Conteúdo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa realizada por meio de entrevistas individuais, grupo focal, diário de campo e observação durante um curso de extensão universitária. Os resultados apresentaram a percepção dos estudantes em relação ao uso das narrativas digitais, ou seja, o uso das tecnologias digitais para contar histórias, como metodologias ativas.

Esse novo modelo tem ocupado cada vez mais espaço no ensino superior, envolvendo o aluno de forma mais participativa no processo de aprendizagem. A FICR aplica a metodologia ativa trazendo uma educação contemporânea, que desmitifica o uso das novas tecnologias em sala de aula.

“Os estudantes, em sua maioria, trabalham em parte do dia, cuidam da família em outro momento e estudam em determinado turno. Para eles, deve-se maximizar a aprendizagem no menor tempo possível, mesclando atividades presenciais e virtuais, mas evitando deixar excesso de atribuições acadêmicas fora do ambiente escolar”, explica Ernandes.

Link da revista: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/index

Link do artigo: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/31354

Últimas notícias

Inscrições para Curso de Extensão: Diálogos em Espanhol

Para se inscrever, o aluno FICR deve preencher o formulário abaixo: Inscrições Abertas

Notícia Completa

Confira os aprovados da Lista de Espera do Prouni 2019.2

Os alunos aprovados na Lista de Espera do Prouni 2019.2 (confira aqui o resultado final). Para estudar na FICR os aprovados devem comparecer à instituição para realizar a matrícula e ao setor de Programa de Concessão de Benefício para assinatura do Termo de Concessão de Bolsa.

Notícia Completa

Fique Conectado!

(81) 4009-7777 | Avenida Caxangá, 3841 - Iputinga - Recife / PE - CEP: 50670-902